Novo capítulo sobre a entrada em vigor da LGPD

Por Noroara Moreira / Direito Digital, LGPD / 26 agosto, 2020

Na semana passada trouxemos as movimentações quanto à votação da MP 959/20. Parte do texto dela se refere à data de entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados.

Ontem, praticamente no limite do prazo para votação, a Câmara aprovou texto para que a vigência da LGPD seja a partir de 1º janeiro de 2021. Quanto às penalidades, somente devem ser aplicadas a partir de agosto de 2021 por determinação de uma lei já sancionada pela Presidência.

Ao tempo da publicação da MP 959/2020, publicamos um post (clique aqui para ler) para explicar as possíveis datas de entrada em vigor da Lei Geral de Proteção de Dados (LGPD).

Agora, o texto segue para votação no Senado; por lá, o prazo de análise vence no dia 02/09, próxima quarta-feira.

Caso a MP caduque (isso é, não seja votada até o dia 02/09), a LGPD já teria entrado em vigor em agosto deste ano. Neste último caso, como dito, espera-se a apresentação de regras que regulem este período de “transição”.

Nenhum dos cenários afasta, porém, o fato de que a conformidade em dados deve ser priorizada – muito mais para mostrar aos titulares/consumidores de bens e de serviços que o tratamento está sendo corretamente feito, que por conta das penalidades que podem ser aplicadas em caso de descumprimento.

COMPARTILHE NAS REDES SOCIAIS

Quer receber conteúdos exclusivos da Moreira Suzuki Advogados por e-mail? Cadastre-se!

    Outras Notícias