Colocando em prática: o Treinamento dos Gestores

Por Eduardo Lucas / Compliance Trabalhista / 17 março, 2022

Lendo os outros artigos do nosso especial, você já pôde perceber que o Compliance Trabalhista não é um mero conjunto de regras independentes.

É, na realidade, um processo que envolve toda a empresa, a cultura, os colaboradores dela, visando a um melhor funcionamento dela de um modo geral, especialmente no ambiente de trabalho. Para isso, são necessárias regras coesas entre si, que sejam não só aplicáveis, mas, de fato, aplicadas no cotidiano da firma.

Evidentemente, não basta que as normas de conduta sejam estipuladas na empresa se não forem colocadas em prática. Por melhores e mais coerentes que sejam, se não forem eficazes, todo o trabalho despendido para encontrar as melhores práticas terá sido em vão.

Neste sentido, algo muitíssimo importante é a realização de treinamentos com os gestores; por isso, não pode ser deixada de lado em um processo de implementação do Complicance Trabalhista na sua empresa.

 

A Importância dos Gestores para a Implementação do Compliance Trabalhista

Como você sabe, os gestores são peças-chave para o bom funcionamento da empresa. São eles que, dia após dia, observam o caminhar da firma, o desempenho de cada funcionário, identificam quais são as práticas que melhor se adequam à realidade da instituição…

Em resumo, pela atividade que exercem, os gestores estão em contato direto tanto com os sócios da empresa quanto com todos os colaboradores.

Eles têm uma ampla visão sobre o funcionamento da firma, então podem promover com expertise a implementação do Compliance Trabalhista em todo o ambiente empresarial.

Para poderem realizar isso, devem receber uma preparação especial. É necessário que conheçam a fundo as práticas adotadas no programa de Compliance da empresa, de modo que a influência que exercem no ambiente empresarial seja usada bem aproveitada para a promoção da conduta ética.

 

Como fazer isso?

Esta preparação para que os gestores promovam a implementação do Compliance Trabalhista na empresa ocorre por meio de treinamentos específicos.

Além disso, também saberão quais são as boas práticas de acordo com a ética no trabalho, por exemplo: como se deve agir diante de eventuais situações de assédio sexual, moral e práticas discriminatórias, evitando, portanto, a geração de passivos indesejados.

Assim, eles estarão capacitados para agir conforme a cultura promovida pelo programa, o que é de especial importância considerando a relevância de sua função na empresa e perante os colaboradores.

Ao conhecerem profundamente cotidiano da empresa, os objetivos do Compliance Trabalhista e os meios pelos quais ele será aplicado, os gestores também saberão reportar aos sócios com maior clareza sobre a efetividade do programa.

Poderão apontar quais práticas têm mostrado mais resultados, quais delas merecem maior atenção e cautela pelos responsáveis, que problemas os colaboradores têm mencionado, enfim, terão ferramentas para ilustrar a realidade da empresa quanto às práticas em questão, bem como para auxiliar na efetiva implementação do Compliance e na solução do que for necessário.

Além do mais, uma vez devidamente treinados, serão capazes de auxiliar os demais colaboradores a colocar em prática as condutas definidas, espalhando de forma mais ampla a cultura ética promovida. A divulgação do programa de Compliance Trabalhista dentro da empresa é muito mais efetiva com o apoio dos gestores!

 

Isso é mesmo necessário?

Conforme mencionamos, a efetividade do programa depende muito de sua divulgação no âmbito interno da firma.

Afinal, de que adianta ter pilhas e mais pilhas de papéis dizendo que a empresa está adequada a um Compliance Trabalhista, que ela e seus colaboradores agirão de tal ou tal forma, que a cultura empresarial possui enfoque nestes valores, se não passam de palavras ao vento, que não têm nenhuma efetividade prática?

Deste modo, considerando que o corpo da firma é formado por cada um de seus funcionários, é, evidentemente, de suma importância que eles também coloquem o programa em prática.

E, para isso, os treinamentos realizados com todos os colaboradores, mas principalmente com os gestores, é imprescindível. A não realização pode implicar em um programa de Compliance ineficaz.

Com isso, aqueles objetivos visados com a implementação do programa (evitar passivos trabalhistas, promover a reputação e imagem da empresa, consolidar um bom ambiente de trabalho para os funcionários, evitar práticas abusivas e ilícitas, proporcionar um maior engajamento entre os colaboradores…) podem ir por água abaixo.

Então, não tenha dúvidas: a realização de treinamentos é de grande importância para garantir a efetividade do Compliance Trabalhista na sua empresa.

 

O que esses treinamentos devem abordar?

São muitos os aspectos envolvidos em um programa de Compliance Trabalhista. Alguns deles são de responsabilidade dos gerentes, administradores ou gestores da empresa; outros, dos sócios; outros, ainda, dos colaboradores como um todo.

Deste modo, não faz sentido que absolutamente todos os aspectos do programa sejam abordados com a mesma profundidade em um treinamento voltado especificamente aos gestores.

Há alguns pontos que não podem passar em branco nestes treinamentos para uma efetiva implementação do programa:

  • O que é Compliance Trabalhista;
  • Por que a empresa está implementando este projeto?;
  • Qual a importância dele nesse processo;
  • Quais as condutas que deve aplicar em seu trabalho cotidiano;
  • Como pode ajudar os demais colaboradores a agirem de acordo com a cultura da empresa;
  • A que aspectos deve estar atento no ambiente de trabalho como um todo;
  • Que situações devem ser reportadas aos sócios e como deve fazer isso;
  • Para que serve o Código de Conduta Ética e onde ele pode ser acessado.

 

Deste modo, eles entenderão com clareza a importância e o sentido do Compliance, quais as principais práticas que deve promover em seu próprio trabalho e como podem auxiliar os demais funcionários a realizarem isso também.

Além do mais, é apropriado que seja esclarecida a importância do papel do gestor nesse projeto, para que ele possa cumprir com seu papel na implementação do programa.

É importante destacar, também, a existência do Código de Conduta Ética [https://moreirasuzuki.com.br/especial-trabalhista/codigo-de-conduta-etica/], que será um norte neste processo para todos os colaboradores.

Por fim, é imprescindível que haja um momento para que os gestores possam tirar suas dúvidas acerca do Compliance Trabalhista e da cultura empresarial. Deste modo, há uma maior garantia de que efetivamente este “jeito de ser” da empresa seja incorporado e, de fato, aplicado.

 

Em resumo, um passo crucial na implementação do Compliance Trabalhista na sua empresa é a realização de treinamentos sobre isso, especialmente com os gestores. Eles serão seu braço direito para uma aplicação efetiva do programa no dia a dia da empresa, garantindo seu bom funcionamento e a promoção dos objetivos com ele visados.

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